Bicho-mãe

Domingo será o meu primeiro Dia das Mães sem minha mãe.

É bom dizer que eu fico meio arrepiada com tanto “Dia” – dia disso, dia daquilo. Tudo quanto é santo dia de homenagem virou santuário de consumo.

Entretanto eu não sou mais real que a realidade, e entro no clima: compro presente, organizo festa, e acabo curtindo com alegria. Não por causa dos presentes que dou ou que recebo. Curto a confraternização e a presença.

E não vou, este ano, ter sua presença, quando o meu maior presente seria tê-la ao meu lado, minha mãe.

Mas, como você me ensinou, amo a vida e não vou ficar chorando nem lamentando. Vou sim, relembrar os momentos em que você foi minha raiz, minha proteção, meu Norte.

Enchia-se de orgulho a cada conquista das filhas e dos netos; reunia as amigas a cada bisneto que nascia, fazia festa para apresentar a nova cria de sua cria.

Minha mãe foi uma mulher decidida, antenada, uma mulher que aos 90 defendia suas opiniões, e… Ai de quem atacasse de alguma forma qualquer um dos seus. Aí ela virava bicho.

Sim, essa é uma característica de mães. Mesmo aquelas que são as pessoas mais frágeis, mais inseguras, enchem-se de coragem e, como fera, defendem suas crias sem pensar em consequências.

Sim, essa é uma das características das Mães. E era uma das grandes qualidades de minha mãe, que sempre tinha a palavra certa para incentivar suas filhas e a palavra exata para matar o medo, em tantas situações que passei.

Minha mãe foi uma leoa na vida.

Com sua coragem, sua perspicácia, sua inteligência e com seu amor, me inspira até hoje. Quando olho meus netos, quero ser, para eles, o porto seguro, a fortaleza que ela sempre foi.

E quem disse que ela não vai estar comigo neste dia? Ela está em mim, foi minha raiz, e graças a ela eu posso “ser” em plenitude, vivendo a vida sem medo e sempre acreditando que o amanhã vai trazer um novo sol, que a vida vai se renovar, e que eu vou caminhar pela estrada da Luz e da Felicidade.

Obrigada, minha mãe. Muito obrigada.

5 comentários

  • Vânia disse:

    Muito lindo !

  • Marilene vicente disse:

    Minha mãe era meu porto seguro. Amor para sempre.

  • Daisy disse:

    >>Márcia Porto > Muito lindo,minha irmã,amei e me emocionei muito!

    >>Sonia Cardoso > Lindo texto!!! Bela mensagem!!!! Assim como você este será o primeiro Dia das Mães sem a minha mãezinha. Como você bem disse ela está e sempre estará em nós, em nossos pensamentos, em nossos corações, em nossas vidas. Um feliz e abençoado Dia das Mães para todas nós mamães do grupo. Beijos ❤❤❤

    >>Vera Lucia Loureiro > Lindo e emocionante!!!!💝💝

    >>Ingrid Gassen > Que coisa linda!!! Até chorei

    >>Andréa Mendes> Minha amiga amada !!! Feliz dia das mães para vc !!!

    >>Margô Cruz > Que lindo !! Amei !!

    >>Orestes De Queiroz Cançado Junior > Muito linda a Crônica. Parabéns.

    >> Eliane Tavares da Silva > Boa noite Daisy,acho que este foi o mais
    Belo presente que você Deu a sua mãe. Emocionou.bjs

    >> Leila Reis Neves > Amiga, meus olhos ficaram cheio de lágrimas de emoção. Você sabe traduzir tudo que está no nosso coração ❣

    >> Professora Regina > Minha LINDA! Que orgulho ter te conhecido você! Você é ESPECIAL ❤ obrigada pela sua amizade! 😙

    >> Monica Lanzillotti > Tia Daisy muito lindo o seu texto. Voce é MULHER brilhante.Foi excelente filha, é uma excelente mãe! Excelente Madrinha, amiga! Mulher inteligente, divertida, guerreira! Tenho muito orgulho de ser sua Afilhada!

    >> Ivonete Veiga > Muito bom!!🌷

    >> Luisa Helena Seixas > Aceito esta homenagem e retribuo. Gratidão!

    >> CRISTIANE LUCAS > Bom dia tia !!!🌸 Que lindas palavras …
    Carregadas de amor, de vida e de alegria.✨✨
    Vó Lina era e passava exatamente tudo que sabiamente a senhora escreveu.🎀 Eu a achava simplesmente DEMAIS… e guardo com carinho cada palavra que me disse e cada sorriso que me deu.😊
    Sincera,me conectei com ela desde a primeira vez que a vi…
    Estará para sempre nas minhas lembranças felizes!!!💕💕💕💕
    Muito obrigada por me enviar…🙏 Um beijo carinhoso 😘 e
    FELIZ DIA DAS MÃES!!!🌈🌟🎉 Te amo❤

    >> Regina Vimercati > Mas ela estará presente em seu coração, nos dos netos e bisnetos. E…garanto que cada um tem vários momentos muitos felizes para serem lembrados com muito amor. Tenha um feliz dia das mães. 😘🌷

    >> Maria Alice Percini > Que seu Dia das Mães seja de muita paz e muito amor. Beijos! As belas lembranças são reconfortantes!

    >> Monica Lanzillotti > Tia Daisy muito lindo o seu texto.
    Voce é MULHER brilhante. Foi excelente filha, é uma excelente mãe!
    Excelente Madrinha, amiga! Mulher inteligente, divertida, guerreira! Tenho muito orgulho de ser sua Afilhada!

  • Claudia Campelo Alves disse:

    Linda crônica, cheia de amor, carinho significados que jamais serão esquecidos. Somos, realmente, como você diz, bombardeadas pelo “santuário de consumo” produzido pelo comércio. Felizmente, nossas emoções continuam vivas e latentes para nos permitir, sempre, rememorar a criatura mais adorada e admirada que nós chamamos de mãe.

  • Denise Oliveira Peon disse:

    Daisy,adorei a crônica! Como sempre,elas me encantam e me emocionam,principalmente qdo falam de “coisas”do coração. Homenagem merecida e linda!Bj

Deixe um comentário!