Ética & caráter

daisy11fev“Ética é o que você faz quando está todo mundo olhando; o que você faz quando não tem ninguém por perto chama-se CARÁTER.”

Não tenho certeza da autoria, acho que é de Steve Jobs, e que me perdoe o autor se estiver enganada. Mas que frase mais perfeita para o momento brasileiro, quando saiu no Diário Oficial da União uma alteração no Manual para Contratação da Petrobras, com recomendação explícita para que os processos sigam o que está estabelecido no Código de Ética e no Guia de Conduta e Políticas de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras.

Por favor. Leis sobre Conduta e Ética não nasceram ontem. Aliás, nem adianta fazerem parte de Manuais ou Guias, porque os “espertos” sempre encontram um meio de se safar.

E já que tudo sobre essa história já foi dito, redito, lembrado, criticado, e falado, uso este espaço que a KBR me oferece para pedir um momento de reflexão a vocês, uma reflexão sem ódio, mas também sem conformismo. Estamos vivendo tempos absurdamente patéticos, em que lideranças do nosso país chegaram a dizer que isto ou aquilo, (como o caixa 2, por exemplo) pode estar errado, mas que todo mundo faz.

É, Steve, há que se pensar. E pensar. E pensar. Não adianta falar ou escrever mais do que já falamos e escrevemos. Agora é partir para uma profunda reflexão, ver se ainda conseguimos resgatar algo de menos podre neste reino de meu Deus.

Deixe um comentário!