Bem que Mamãe Dizia…

Minha mãe era implacável com higiene.

“Lava as mãos antes de comer”, “Tem que tomar banho logo que entra em casa pra tirar a sujeira da rua”, e por aí vai.

E, claro, crianças e adolescentes acham uma droga ter que ficar ouvindo a mãe repetir a mesma coisa, todo santo dia.

Mas, como foram úteis os avisos para quem os recebeu como ensinamento…

Hoje estamos aí, lavando mãos todo o tempo, cuidando para não encostar nos lugares, relembrando os conselhos de nossas mães, fazendo questão de observar todos os cuidados, e indo além.

Lembro-me que o ato de tirar os sapatos para entrar em casa era visto mais como uma questão cultural do que propriamente um ato de higiene. E tanto não era valorizado que nós, ocidentais, não tínhamos este hábito. Eu mesma achava estranho quando, antes da pandemia, visitava pessoas amigas e era convidada a tirar os sapatos. Até entendia a razão, embora achasse desnecessário.

Hoje, virou necessidade, todo mundo vai tirando sapatos para entrar em casa.

Mas as lembranças de minha mãe nesse tema não se esgotaram, porque ela não parava por aí, seu conceito de higiene se estendia à Higiene Mental. Ela dizia “não adianta limpar o corpo e não limpar a mente”, “Palavras têm poder”, “Pense positivamente”.

Lia tudo o que encontrasse sobre o que ela chamava “o poder do pensamento positivo”. E cria firmemente que podemos, com nossas palavras, mudar muita coisa em nossa vida.

Segui, desde menina, sua crença, o que culminou com minha formação em Practitioner de Programação Neurolinguística, que segue, de certa forma, pelos caminhos de mudança que a crença de minha mãe percorria.

Nunca utilizei a formação como profissão propriamente dita, mas utilizei muitas das técnicas em workshops e Cursos ministrados. E são essas técnicas, amigos, que tenho tentado para conseguir ter otimismo nesses nossos dias. São essas técnicas que substituem a lamúria e o lamento que brotam na minha mente quando vejo as notícias e acompanho os fatos.

E só por causa disso, e em homenagem à memória de minha mãe, eu lhes digo: o sol está nascendo logo ali, depois dessa dura tempestade. Mas a tempestade ainda não passou, usem tudo o que tem direito para conseguirem ver o sol novamente.

#Como não adianta gritar “Fora Covid”, use máscara e não se exponha
# Não dê carona ao azar.

1 Comment

Deixe um comentário!