Mais um lado bom da máscara

Como assim?! poderiam perguntar meus queridos leitores.

Isso mesmo, além do objetivo óbvio com relação à pandemia, a meu ver a máscara tem outros significados.

Ela simboliza o afastamento, não é?

E parece que veio para ficar. O “beijinho” virou “tchau tchau”. Não me vejo, num futuro próximo, mesmo pós vacina, abraçando como gosto de abraçar, ou dando aqueles dois beijinhos na face que oferecíamos até mesmo quando simplesmente éramos apresentados às pessoas.

A máscara virou componente obrigatório de bolsa, expulsando o indefectível batom que tinha lugar marcado em minha bolsa. Usar batom para quê? Para manchar a máscara?

Ah, mas tem uma outra simbologia e é sobre essa que quero conversar agora com você.

Bom, vou começar meu argumento pela conversa que tive outro dia com um sobrinho muito querido. Me dizia ele que estava passando por uma situação de perda de amigos por questões de opinião. Política, é claro, afinal estamos no Brasil democrático.

Democrático… em que pessoas se afastam dos que chamavam “amigos” porque e apenas por divergência de opinião. Bem democrático, não acham?

E falta de inteligência, porque os políticos, acabadas as discussões, saem muitos deles a tomar cafezinho ou um chope, enquanto os sectários, os intolerantes, se afastam de quem antes se diziam amigos.

Amigos que se afastam porque pensam diferente? Hummm, acho que não é bem assim. E, ao meu sobrinho querido digo, para consolá-lo dessas perdas: “Não se perde o que nunca teve”. Na verdade, o que aconteceu, foi que – nessa situação, a máscara caiu. Ou seja, revelou uma “amizade” que devia existir por mera aproximação, ou por algum tipo de interesse (pequeno) e não resistiu ao afastamento.

Tenho amigos de muitos anos, alguns moram até em outros países, a uma distância imensa. Que têm opinião diferente da minha, mas que a amizade é maior do que a dissonância.

É isso, de certa forma, é isso. Portanto, meu querido, não lastime estas perdas. Ao contrário, agradeça por desfazer um engano em sua vida.

Agradeça pela circunstância que o afastou dessa ou dessas pessoas. E se concentre nos verdadeiros amigos, aqueles que lhe dão o direito de pensar. Certamente esses sim, lhe trarão solidariedade, e amizade.

# máscara vai continuar sendo peça de vestimenta mesmo aos vacinados.
# vai passar, mas ainda demora um tempo. Vamos esperar com paciência.

Deixe um comentário!