Hum… Já Começou Errado

Neste dia 1º de maio se homenageia o trabalhador.

Trabalhador?

Não, não pelo que entenda. O dia é do Trabalho!

Pois é, depois de os trabalhadores terem conquistado a duras penas a atenção do Poder, para mim o tiro saiu pela culatra.

Como assim, há de perguntar você: – Mas não é feriado? O trabalhador não fica em casa, curtindo a família… isso não é uma homenagem? Bom, daqui a pouco você me responda, por favor, se eu tenho razão quando digo que esse feriado já começou de modo errado.

Voltemos então no tempo.

Ano? 1884.

País? Estados Unidos.

Evento: durante um Congresso de sindicatos foi estabelecido um prazo de dois anos para que as empresas (e os empregadores) se adequassem para limitar a jornada de trabalho em oito horas, porque até aquela data, nem o céu era limite nas fábricas… dia e noite os trabalhadores eram chamados, sem a menor cerimônia. Vejam bem, dois (2 anos de negociação).

Resultado da negociação? Nenhum.

Até o ano de 1886 nada havia acontecido e os sindicatos resolveram fazer uma greve geral nacional. Geral mesmo, especialmente nos centros mais industrializados, como Chicago, o pau comeu, morreram pessoas nas manifestações, um inferno.

Enquanto isso, na Europa as lideranças estavam de olho no que acontecia nos States, e, em 1889 foi instituído em Paris o Dia do Trabalho, mas só em 23 de abril de 1919 o Senado francês ratificou a jornada de oito horas. O que quer dizer isso? Ah, para mim a tal da homenagem de 1889 era trollagem, para enganar os bobinhos… Tá…, homenageiam mas deixam trabalhando feito escravo?

Ah, agora a melhor: na França escolheram o dia 1º de maio em homenagem ao movimento de Chicago. Nos Estados Unidos e Canadá o Dia do Trabalhador acontece na primeira segunda feira de setembro. Por quê? Pasmem, caros leitores… porque o mundo não deveria imaginar que escolheram o dia sob pressão dos eventos de Chicago. É brincadeira, não é?

Pois bem, e agora me responda você: – Essa homenagem, desde o início, não começou de jeito estranho?

Enfim, para mim, hoje eu digo que é dia do Trabalhador.

Parabéns a todos nós, trabalhadores, que com nosso esforço e suor fazemos a engrenagem funcionar barulhenta e perigosamente, quase devorando-nos a todos. E por isso, peço que lembrem do absurdo trabalho infantil e da falta de reconhecimento à mulher que trabalha no silêncio do seu lar e que bem poucos consideram trabalhadora.

Ah, se gostaram do tema…. Não, não vou pedir um like, rsrs.

Vou sugerir que busquem imagens lindas que homenageiam o trabalhador. De Tarsila do Amaral, até o revolucionário Diego Rivera, que pintou justamente no saguão do Instituto de Artes de Detroit, centro da indústria automobilística, um mural homenageando o Movimento dos operários de 1884. Esse Diego era tão abusado quanto o outro, o do futebol.

# Vamos com fé e paciência, acreditando em dias melhores.
# Médicos, enfermeiros e todo o pessoal que trabalha na área da Saúde, nossa homenagem e nossa GRATIDÃO.

1 Comment

  • Denise disse:

    É,Fé e Paciência!Pedindo tb a S.Jose dos Operáros,cujo dia é hoje,que proteja todos os trabalhadores.😘

Deixe um comentário!