Preparando a Primavera

Não deve ser por acaso que tantas Feiras e Festivais Literários acontecem nesta época do ano em nosso país.

É como se, ainda em pleno inverno, quiséssemos aquecer os corações e despertar as mentes para os momentos mágicos que uma boa leitura pode nos proporcionar. Como se quiséssemos preparar a Primavera, que começa em 23 de setembro.

A Programação é farta: começou em Paracambi, continua na Bienal do Rio, na qual terei noite de autógrafos em 10 de setembro, às 18:00h, e talvez depois na FLIMA – 6ª Festa Literária Internacional da Mantiqueira, de 12 a 15 de outubro. Talvez ainda na FLIN – Feira Literária de Niterói, de 26 a 29 de outubro.

Mas como não posso falar sobre o que ainda não aconteceu, vou falar um pouquinho da FLIPA, onde o sonho e a tenacidade dos organizadores venceu a chuva torrencial que caiu sobre a cidade, e em que tiveram que mudar local e Programação às pressas. Gente de valor e de muita vontade de realizar. Gente admirável, que fez do limão uma limonada deliciosa que matou a sede de cultura e promoveu espetáculo multicultural em que cada expressão de cultura teve seu espaço.

Os personagens de anime compartilharam espaço com os personagens de livros de todo tipo – infantis, literatura de ficção para adultos, poesias, música, realmente um evento que contemplou todos os gostos e considerou todas as preferências.

Foi um espaço de sonho, e me lembrei de Fernando Pessoa, quando escreveu: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”.

Certamente foi o sonho de Pessoa que se tornou realidade em Paracambi e eu, que tenho cá meus sonhos, fiquei feliz a sonhar na FLIPA. Parabéns a quem criou, patrocinou e realizou esse sonho.