Turista? Não!!!

Outro dia, conversando com amigos, alguém disse “eu não tenho mania de viagens”.

Nada respondi, mas bem que pensei: Pois eu tenho.

Na verdade, não tenho certeza se minha mania é de viajar, ou de observar realidades diferentes. Sim, não acho que o melhor da viagem seja ficar enumerando os países que conheço, seus pontos turísticos, ou o charme do hotel. O que me cativa é observar as pessoas.

Claro que, mesmo sem viajar “cometo” essa mania. No metrô, no BRT, na fila do banco… estou sempre de olhos, ouvidos e todos os sentidos… em alerta. Em alerta para registrar o bizarro, o esquisito, ou até mesmo o comum na vida das pessoas.

Da mesma forma, quando viajo uso meu tempo, sempre que possível, dirigindo meu olhar para as pessoas – o que fazem, o que dizem, como usam seu tempo, e até o que compram e o que comem. Não tenho espirito de turista, aquele que faz listas dos monumentos e pontos turísticos que querem conhecer, fotografar, e mostrar ao mundo “eu estive aqui”.

origem da imagem: Pixabay

Outro dia um amigo me disse “te procurei nas fotos e não te vi”. Tem razão, a mim interessa mostrar o que acontece, a beleza das praças e dos jardins, as varandas iluminadas e floridas.

É decididamente eu sou uma viajante, não uma turista, não quero ter o mundo em minhas mãos. Ao contrário, quero estar nas mãos do mundo.