Todo Cuidado é Pouco

Elon Musk tem uma companhia de nanotecnologia chamada Neuralink.

Pois no dia 29 de janeiro, semana passada, a empresa anunciou que implantou um “equipamento” chamado “Telepatia” no cerebelo de uma pessoa, e que com este procedimento a pessoa será capaz de monitorar a atividade dos neurônios, fazendo o pensamento funcionar no controle de celulares e computadores. Anunciaram também que a pessoa está reagindo bem.

Os Conselhos de Fiscalização autorizaram a aplicação do chip neural e as primeiras cobaias humanas qualificadas são tetraplégicas. O Telepatia é invisível depois de implantado e contém três mil eletrodos que transmitem os sinais do neurônio para um aplicativo que decodifica a intenção do movimento. Como toda inovação, recebe muitas críticas de cientistas, que não reconhecem que o resultado já seja efetivo.

foto Pixabay – Robô Tecnologia Ciborgue

Eu, de minha parte, e na minha humilde posição leiga, acho louvável, mas penso que um implante que ligue cérebros a máquinas, comandando o funcionamento delas, tem que ser muito bem fiscalizado, para que não fuja aos seus objetivos iniciais, e que não sejam, no futuro, usados para transformar seres humanos em seres chipados que a um comando externo saiam por aí fazendo mísseis e canhões funcionarem.

Quem construiu o primeiro avião, Dumont ou Wright, seja lá quem for, queria facilitar o transporte de pessoas, alimentos, e pensaram em ajuda humanitária aos povos que viviam isolados. Eu já li isso em algum lugar e não gostaria de ver o filme novamente, neste assunto todo cuidado é pouco.

Você acha que estou exagerando?